Área Reservada Utilizador: Palavra chave: » Registe-se » Palavra chave?
Jornadas Europeias do Património - Património Natureza
2017-09-13

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Município de Serpa associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património, sendo que o tema selecionado para este ano é “Património e Natureza”.

Pretende-se ir de encontro ao tema através de uma visita temática à Azenha da Misericórdia no Rio Guadiana, onde se pode observar todo o sistema construtivo da azenha, e as particularidades dos engenhos que a moviam. Destaca-se ainda momentos de recreação cultural ligados à história local, como a moagem, enquadramento arqueológico, momentos de poesia e cante, criação de um livro temático ligado, assim como a recreação teatral da Lenda do Rio Anas, enquadrados na paisagem natural, reforçando assim a sensibilização e preservação do património coletivo.

Já na cidade de Serpa, convidam-se todos os participantes a contemplarem a paisagem a partir do terraço do Musibéria, e de seguida a assistir ao concerto Os pássaros estão estragados, de José Valente.

Anualmente o Conselho da Europa e da União Europeia promove as Jornadas Europeias do Património (JEP), atualmente contam com a participação de cerca de 50 países. Este tipo de atividades pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património. Em Portugal a entidade que coordena a programação e divulgação das JEP é a Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

PROGRAMA
sexta-feira, 22 de setembro “Um Património à Beira Rio”
Tipo de Atividade :: Visita Guiada
Local :: Azenha da Misericórdia, Rio Guadiana
Público-Alvo :: Alunos do Curso profissional de Gestão e Ambiente da Escola Secundária de Serpa e alunos Academia Sénior de Serpa
Descrição :: Visita temática à Azenha da Misericórdia que prevê diversas atividades, explicação do funcionamento do moinho pelo moleiro, recreação de uma lenda relacionada com o rio, momento de poesia, enquadramento arqueológico e elaboração de um livro de bolso com informações do património cultural e rural.
9h00 :: Saída de Serpa - junto à Escola Secundária de Serpa na Rua José Maria da Graça Affreixo
10h00 :: Visita guiada à Azenha
10h30 :: Enquadramento Arqueológico
11h00 :: Recreação da “A Lenda do Rio Anas” pelo grupo de teatro (En)cena
11h30 :: Distribuição do Livro de bolso aos alunos
12h30 :: Almoço Livre
13h30 :: Apontamentos de poesia pelos alunos da Academia Sénior
14h30 :: Regresso à cidade de Serpa


sábado, 23 de setembro “A Natureza em Sinfonia”
Tipo de Atividade :: Espetáculo Artístico
Local :: Musibéria
Público - Alvo :: Público em Geral
Descrição :: A atividade convida a uma leitura do perfil monumental da cidade de Serpa e do território envolvente desde os marcos históricos à paisagem humanizada, interpretada por técnicos especializados. A atividade prevê ainda o concerto “Os pássaros estão estragados".
Horário:
17h00 :: Abertura do Espaço do Terraço
18h30 :: Concerto “Os pássaros estão estragados" de José Valente



 

Parceiros
Newsletter
* Insira um Email caso deseje subscrever a Newsletter

Associação Beja Digital POS_Conhecimento FEDER Acessibilidade
© 2006 Beja Digital - Todos os Direitos Reservados
Total de Visitas: 231045